quinta-feira, 4 de março de 2010

AS GRANDES NAVEGAÇÕES 7 ano

As Grandes Navegações

As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada.


Os motivos
O motivo poderoso que fez alguns europeus desafiar o desconhecido, enfrentando medo, foi a necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias, de sedas, de porcelana, de ouro, enfim, da riqueza.

Outros fatores favoreceram a concretização desse objetivo:

• Comerciantes e reis aliados já estavam se organizando para isso com capitais e estruturando o comércio internacional;

• A tecnologia necessária foi obtida com a divulgação de invenções chinesas, como a pólvora (que dava mais segurança para enfrentar o mundo desconhecido), a bússola, e o papel. A invenção da imprensa por Gutenberg popularizou os conhecimentos antes restritos aos conventos. E, finalmente, a construção de caravelas, que impulsionadas pelo vento dispensavam uma quantidade enorme de mão-de-obra para remar o barco como se fazia nas galeras nos mares da antiguidade, e era mais própria para enfrentar as imensas distâncias nos oceanos;



Os pioneiros
Os dois primeiros países que possuíam essas condições favoráveis eram Portugal e Espanha.


Portugal foi a primeira nação européia a dar início as Grandes Navegações. Este fato relaciona-se a uma série de fatores,entre eles: a) sua posição geográfica privilegiada – a cidade de Lisboa era parte de uma rota comercial marítima que saía da Península Itálica b)desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivado pelo Infante D. Henrique ( ESCOLA DE SAGRES )

Portugal, conhecedor de que as Índias (como genericamente era chamado o Oriente), ficava a Leste, decidiu navegar nessa direção, contornando os obstáculos que fossem surgindo. Optou pelo Ciclo Oriental.

Já a Espanha apostou no projeto trazido pelo genovês Cristóvão Colombo, que acreditava na idéia da esfericidade da terra, e que bastaria navegar sempre em direção do ocidente para se contornar a terra e se atingir as Índias. Era o Ciclo Ocidental. E a disputa estava iniciada entre os dois países.







24 comentários:

Anônimo disse...

oi sou gutberg carlos e acho tudo isso serto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

janaina disse...

eu sou janaina junto com gutberg carlos e acho muito interesante tudo isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Chaatoooo!

Anônimo disse...

Não suporto, a pessoa q escreveu encima do meu comentario esta certo!

Anônimo disse...

estou estudando isso e acho isso interessante por isso estamos aqui nessa terra graças a esses descobrimento marítimos.

Anônimo disse...

interessante legal mesmo
















anonima disse...

o anonimo vc é que é chato deixa de ser frsco o q é q tem escrever como base o comentaro

Anônimo disse...

constantemente somos bom bardeados por conceitos peligiosos ao abrimos por exemplo o facebook temos que conviver com a crença humana num poder superior a crença em um poder superior {deus ou deuses}e antes de tudo uma necessidade humana de explicar aquilo que sua mente {razao }nao atingem...

Anônimo disse...

Acho muito interessante! Mais você poderia colocar os nomes de quem incentivou essa causa da grandes navegações! Essa é a minha opinião para que o site melhore!

Anônimo disse...

Gostei muito meso! Acho que irá ser muito bom para aprendizagem dos que estão dentro deste contexto. Mas infelizmente o meu assunto não está dentro deste contexto. Mas gostei muito do trabalho! Parabéns!

Anônimo disse...

Porra Minha xota caralho

Anônimo disse...

Alguém com buceta disponível pra mim

Unknown disse...

Me ajudou bastante wls

Unknown disse...

Me ajudou bastante wls

HTML/;= disse...

>; < color="00FF00">

Unknown disse...

Espero que me ajude na minha prova

Anônimo disse...

manda nudes pra mim 998674176

Anônimo disse...

espero que me ajude

Anônimo disse...

vou mandar

Anônimo disse...

muito bom mesmo vai me ajudar bem muito na hora da prova

Unknown disse...

Cool

Anônimo disse...

a única coisa que não está CERTA é esse seu português

Anônimo disse...

gggggggggggggggggggggggggg

Anônimo disse...

BANDO DE IGNORANTES

Postar um comentário