quarta-feira, 17 de março de 2010

REVOLTAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA

REVOLTA DA CHIBATA
Introdução
A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910.
Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.

Causas da revolta
O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.

O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

Reivindicações
O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas as reivindicações, os revoltosos ameaçavam bombardear a cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil).

Segunda revolta
Diante da grave situação, o presidente Hermes da Fonseca resolveu aceitar o ultimato dos revoltosos. Porém, após os marinheiros terem entregues as armas e embarcações, o presidente solicitou a expulsão de alguns revoltosos. A insatisfação retornou e, no começo de dezembro, os marinheiros fizeram outra revolta na Ilha das Cobras. Esta segunda revolta foi fortemente reprimida pelo governo, sendo que vários marinheiros foram presos em celas subterrâneas da Fortaleza da Ilha das Cobras. Neste local, onde as condições de vida eram desumanas, alguns prisioneiros faleceram. Outros revoltosos presos foram enviados para a Amazônia, onde deveriam prestar trabalhos forçados na produção de borracha.

O líder da revolta João Cândido foi expulso da Marinha e internado como louco no Hospital de Alienados. No ano de 1912, foi absolvido das acusações junto com outros marinheiros que participaram da revolta.

Conclusão: podemos considerar a Revolta da Chibata como mais uma manifestação de insatisfação ocorrida no início da República. Embora pretendessem implantar um sistema político-econômico moderno no país, os republicanos trataram os problemas sociais como “casos de polícia”. Não havia negociação ou busca de soluções com entendimento. O governo quase sempre usou a força das armas para colocar fim às revoltas, greves e outras manifestações populares.


REVOLTA DA VACINA

Introdução
O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
Situação do Rio de Janeiro no início do século XX
A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.
Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.
Campanha de Vacinação Obrigatória
A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.
Revolta popular
A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.
As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade.
Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltava a calma e a ordem.

52 comentários:

Anônimo disse...

Preciso saber maiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis sobre as revoltas da 1ª República preciso fazer um trabalho e tipo n sei nds disso poxa..

Anônimo disse...

só isso preciso saber mais sobre as revoltas caramba,essa merda se fosse só isso eu não pesquisava na internet seus bundões.

Anônimo disse...

bom eu esperava mais...perdi meu tempo lendo isso!!esta faltando muito:(

Anônimo disse...

aaaaaaaaaa

Anônimo disse...

esse site e uma bosta nao tem nada de bom

Anônimo disse...

Adorei,Pelo menos encontrei tudo que eu estava procurando, aqui.. =)

Anônimo disse...

muito bom,ótima explicação dos assuntos abordados,só ficou faltando as outras manifestações...

Anônimo disse...

parabens pois sei que seus conteudos me serao uteis

Anônimo disse...

GOSTEI MUITOOOO...

shrlley disse...

chatoooooooooooooooo

Anônimo disse...

isso é uma bosta !!! ñ tem nada

Anônimo disse...

so pra mim fazer meu trabalho tabom

Anônimo disse...

isso num tem a revolta do cangaço

Anônimo disse...

vtnc seus bando de idiota vsf seus bostas e merda n ajudou em nada seus lixos

Anônimo disse...

seus bostas chupa minha pica viado

Anônimo disse...

cade a revolta do contestado,canudos cade o tenentismo da estória em -"cade"(?)a faltou a revolta dos canudos(?)

Anônimo disse...

queria que tivesse o assunto completo com as guerras do contestado e de canudos

Anônimo disse...

meuuuuuuuuu completamente peda de tempo esse texto ai credo....
seus f.d.p.q.p. meu quero q vcs vao pro raio q o parrta .... rumm

Anônimo disse...

caralho novinha q isso?que isso novinha q isso.PAAAU NO TOBA

Anônimo disse...

Nossa falta muuuuuuuuuuuuuuuuitas revoltas!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

merdaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anabel alves disse...

muito interessante

Anônimo disse...

tem porra nenhum aki

Anônimo disse...

não estar o que el procurei

Anônimo disse...

nãõ presta

Anônimo disse...

essas informaçoes mim ajudaram muito n ahora em q eu mais tinha precisao...
sao muitos claras e fasséis de aprender e falar o q entendi.

Anônimo disse...

Poo tinha que ter todas as revoltas , vc's só postaram a da vacina e a da chibata ¬¬

Anônimo disse...

adorei isso por isso , tirei A em historia

Anônimo disse...

euma foda


Anônimo disse...

isso e uma porqueira de merdaaaaaaaaaaaa

censurado53 disse...

prostituta de luxo... ligue: (011) 992977128

Anônimo disse...

PRA MIM ESTA BOA E COMPLETA.

Anônimo disse...

isso foi uma boa historia kartman.

Anônimo disse...

essa merda nao ajuda ninguem so tem duas revoltas eu preciso de mais...se for colocar alquma coisa pra postar algo posta tudo

Anônimo disse...

ai gente quem estiver precisando de todas as revoltas da primeira republica nao vai achar todos nesse site entao estou mandando um link para vcs onde tem todas as revoltas...

link:http://colegioaeroportouru.blogspot.com/2010/03/revoltas-na-primeira-republica.html

Anônimo disse...

coloca um monte de baboseiras e querem que alguém acredita

Anônimo disse...

aaaaaaa

Luanna disse...

Fala somente de duas revoltas na Primeira República, então mesmo o título sendo generalizado é só passar o olho para perceber suas abordagens. Eu estava procurando sobre essas duas revoltas que citei e este site me foi útil.. e muito. Obrigada.

Anônimo disse...

boa de mas resumado

Anônimo disse...

merda minha mae fes eu copiar essa bosta!!!!!!

Anônimo disse...

site de merda!mas a da pra fazer meu trabalho.

Anônimo disse...

Bom encontrei tudo que eu queria o que importa é isso.

Anônimo disse...

Esse site é uma bosta!

Anônimo disse...

falta muitas revoltas

Anônimo disse...

o conteudo ñ é tão bom mais ja ajuda e vcs parem de falar nome seus retardados

Anônimo disse...

gostei, está bem explicado, mais deveria de ter , mais conteudo, alias , na primeira republica, teve outras manifestações tbm ... q vc deveria ter colocado!! mais esta bom...

Anônimo disse...

q droga ñ tem quase nada!!!!!

Unknown disse...

muitooo bommm deuu pra darr umaa boa revisada pra prova!!

Unknown disse...

muitooo bommm deuu pra darr umaa boa revisada pra prova!!

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito bom tirei 10 muito obrigado
vcs são de mais meu prof que me recomendou o site .....
valeria alves

Anônimo disse...

vou recomendar esse site pra minha escola
esse site e muito bom parabéns parabéns e parabens

Anônimo disse...

Ótimo trabalho

Postar um comentário