sexta-feira, 14 de maio de 2010

SOBRE O HINO E A BANDEIRA

Sobre o Hino Nacional
Hino Nacional
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos esportivos internacionais.
Hino Nacional Brasileiro
Poema de Joaquim Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. É vedada qualquer outra forma de saudação.

Nos casos de simples execução instrumental, tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição. Nos casos de execução vocal, serão cantadas as duas partes do poema.

O Hino Estrangeiro, por cortesia, deve preceder o Hino Nacional.

Aplauso ao Hino Nacional - trata-se de um tema que sempre suscita polêmica, porém, pode-se e deve-se aplaudir o Hino Nacional, porque:
O aplauso é uma manifestação de aprovação; ninguém aplaude o que não gosta.
Não há na legislação nada que diga que o aplauso é proibido.
O aplauso é uma demonstração civil e cidadã, de regozijo para com a Pátria e seu símbolo musical.
No âmbito de uma cerimônia, sendo espontâneo, não se pode controlar aplausos.
SOBRE A BANDEIRA NACIONAL

A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.

CARACTERÍSTICAS ESTÉTICAS DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA
A Bandeira Brasileira é constituída por um retângulo verde, simbolizando a pujança de nossas matas; sobre esse retângulo temos um losango amarelo, representando as riquezas minerais do nosso solo.
Bem ao centro, temos um circulo azul, cortado por uma faixa branca, com uma ligeira inclinação, contendo o dístico "Ordem e Progresso".
No círculo, estão desenhadas estrelas brancas, representando os Estados e o Distrito Federal.

0 comentários:

Postar um comentário