quarta-feira, 16 de março de 2011

MOVIMENTO CONTRA A DENGUE

CIDADANIA
Estudantes de Uruaçu realizam passeio ciclístico neste sábado (19)

E recolhem lixo em ruas e terrenos baldios durante o trajeto

Os cerca de 70 estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Joana D’arc, de Uruaçu, realizam no próximo sábado (19), de 8h a 10h, um passeio ciclístico pelos bairros próximos à escola. Durante o percurso, os estudantes vão receber noções de ciclismo em área urbana, de cuidados com o meio ambiente e de cidadania e vão coletar o lixo em ruas e terrenos baldios, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Trata-se do projeto Pedalar não polui, que é coordenado pelo professor de Educação Física, Gerson Pereira do Nascimento. Segundo ele, sempre num sábado de cada mês, o passeio será realizado com fins educativos. “Estamos ensinando os nossos jovens a andar de bicicleta nas vias da cidade, pois acidentes acontecem porque eles andam na contramão ou nas calçadas”, diz o professor, que conseguiu apoio da iniciativa privada e da escola para a promoção do evento.

A escola fornecerá o lanche com frutas e sucos e os sacos de lixo para os jovens recolherem o lixo que encontrarem durante o trajeto. Os ciclistas vão usar suas próprias bicicletas e camisetas doadas por comerciantes locais, entre eles o Centrius Hotel, do Grupo Batista da Retífica. A Trapus Confecções doou camisetas, a Secretaria Municipal de Saúde, as luvas descartáveis. A Real Peças Monark doou brindes como garrafas, luvas e adesivos. Os que não têm bicicletas estão conseguindo algumas emprestadas.

O importante, de acordo com o professor Gerson, é que todos participem e se sintam capazes de realizar mais que a simples pedalada. “Espero que eles se envolvam com as questões do meio ambiente e da comunidade”, afirma o professor. Segundo ele, no próximo mês, a escola deverá iniciar um novo trabalho ambiental. “Quero fazer um movimento pela separação do lixo na escola, pois a cidade terá em breve a implantação da coleta seletiva e nós temos um papel importante a desempenhar”, diz.

O passeio ciclístico deste sábado será na Avenida Transbrasiliana e na Avenida Coronel Gaspar, no centro da cidade.

Goiânia, 14 de março de 2011.
POSTADO no site http://www.seduc.go.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário